sábado, 28 de fevereiro de 2015

CAMINHOS PARA JARDIM



     Caprichar na elaboração de caminhos e escadas é uma das chaves para o sucesso de um paisagismo. Os caminhos convidam as pessoas a passear entre as plantas, descobrir os espaços aos poucos e podem tornar mais suave a transição entre os diferentes patamares do terreno.






Para desfrutar do seu jardim da melhor forma possível, é preciso criar áreas de circulação...de preferência com matérias práticos e de fácil manutenção. As opções são muitas e permitem obter um efeito bonito, bem integrado com a vegetação e com o estilo da casa.A escolha será determinada pelo uso que você vai fazer de cada espaço.












Publicado por:  Marina Sacomam

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

HORTAS EM CASA


Usar ervas frescas, sem agrotóxicos e colhidas em casa para cozinhar pode parecer algo viável apenas para quem tem muito espaço e tempo para se dedicar às plantas.





     Quem não conta com espaços verdes, pode optar por vasinhos jardineiras ou mesmo pelas hortas verticais – vasos presos na parede por suportes.


Algum tempo atrás, um jardim de ervas ao alcance das mãos parecia ser privilégio de poucos ou das casas no interior. Hoje, não há quem não tenha um espaço reservado para um vasinho de hortelã ou de salsinha dentro de casa.






   Espalhados pelo jardim, em um cantinho na área de serviço ou na própria bancada da cozinha, esses pequenos cultivares alimentam uma infinidade de receitas que passaram a contar com temperos frescos, dentro do conceito "direto da horta".



Publicado por: Marina Sacoman

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

JARDINS EM PEQUENOS ESPAÇOS...É POSSÍVEL?

 


        Se você mora em uma casa ou um apartamento pequeno, saiba que não precisa abrir mão de ter um cantinho verde.
        Vasos, meio vasos ou até mesmo garrafas pet são bons recipientes para abrigar as suas plantas. Eles devem ser afixados em telas ou placas feitas de ferro, madeira ou fibra de coco.




      O importante ao espalhar o verde em  ambientes pequenos é garantir o bom desenvolvimento das espécieis. Nada de locais mal iluminados ou com difícil acesso (lembre-se que elas exigirão cuidados diários.)










     Lembre-se, a falta de espaço não significa que não possam ser charmosos e agradáveis. É possível criar um jardim por menor que sejam em varandas, quintal ou corredor.




Publicado por: Marina Sacoman

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FRUTAS EM VASOS




     Não é preciso ter amplas casas ou propriedades rurais para ter a satisfação de degustar algo cultivado por nós mesmos. Quem tem sabe como é bom colher e comer uma fruta do próprio jardim.



       Em áreas externas, há como alternar as frutíferas com outros tipos de plantas e arbustos. A tendência do paisagismo é aproximar o homem a natureza.



    Para a implantação perfeita de uma miniárvore, a indicação é que o vaso tenha 80 cm de largura por 85 cm de profundidade. Para que a plantação não seja prejudicada, é indispensável impermeabilizar o vaso; lembrando que a terra não pode ser dura ou empedrada. O melhor a fazer é inserir pedrinhas e uma camada de argila ou argila expandida para a drenagem da água, o que contribui para saúde e desenvolvimento da raiz.




   Não percam nosso próximo post que será especialmente para aqueles que possuem pequenos espaços e desejam montar um lindo jardim...Até lá!



Postado por: Marina Sacoman

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

PLANTAS PARA AMBIENTES INTERNOS

PALMEIRA-LICUALA (Licuala grandis)

   Investir em paisagismo, vai muito além do espaço externo das residências. Ambientes como salas, escritórios, jardins internos e jardins verticais também são ótimas opções para uma decoração com plantas.

AVENCA (Adiantum raddianum)






                                         LÍRIO DA PAZ (Spathiphyllum cannifolium)


        
       Sempre bem vindas na decoração, as plantas transmitem tranquilidade e frescor, além de emprestar a beleza de suas cores e seus formatos aos ambientes que habitam.


                     RÁFIS (Rhapis excelsa)


                                                           ANTÚRIO ( Anthurium andreanum)

       
    Uma dica para não errar, é escolher sempre locais próximos a janelas, onde há uma boa iluminação solar e ventilação.










 Confira nossa próxima postagem, falaremos um pouco sobre frutas em vasos! Até lá.




Publicado por: Marina Sacoman

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

ACESSÓRIOS PARA O JARDIM



    Não há residência que não se beneficie de peças estrategicamente posicionadas, ou até mesmo uma coleção que demonstre a personalidade de seus moradores. No jardim, não é diferente, a muitas maneiras de deixa-lo exuberante e harmonioso.
  
                            


  Tudo que colocamos para decorar, parece se encaixar perfeitamente. Na montagem do seu jardim, não abra mão dos artigos decorativos como pedras, vasos, treliças, jardins verticais, mesas,acessórios pessoais, que também podem te ajudar a criar uma atmosfera interessante para o local.


  Se o espaço for grande, banquinhos como estes feitos de pneus reciclados, são ótimos para compor a decoração, como também um banco rústico podem complementar ainda mais o ambiente.




























Publicado por: Marina Sacoman